John McFall: O primeiro astronauta com deficiência do mundo
Quando um colega enviou a John McFall um anúncio de emprego 👄 para aspirantes a astronautas, golbet jogos reação foi rápida. "Para ser honesto, tudo o que eu tinha golbet jogos mente era: 'Seria 👄 ótimo ir ao espaço'".
No entanto, isso envolveria romper um teto de vidro - um que se manteve firme durante 👄 mais de seis décadas de exploração espacial.
Mesmo assim, ele avançou. Três anos após avistar o anúncio da Agência Espacial 👄 Europeia, McFall está agora golbet jogos rota para se tornar o primeiro astronauta do mundo com deficiência.
Após perder a perna 👄 direita aos 19 anos após um acidente de motocicleta, o britânico se tornou um atleta paralímpico corredor, ganhando bronze golbet jogos 👄 Pequim, e posteriormente se tornando um cirurgião traumatologista e ortopédico.
McFall se jogou no processo de seleção rigoroso 👄 da agência, passando pelas seis etapas que variavam de testes psicomotores de horas longas a entrevistas golbet jogos painel. Em 2024, 👄 a agência anunciou que ele se juntaria a eles golbet jogos busca de empurrar os limites da exploração espacial ao assinar 👄 um esforço de longos anos que delvou na questão de se alguém com uma deficiência física pode viver e trabalhar 👄 no espaço.
grafia: ESA
"É 👄 muito emocionante", disse McFall, de 43 anos, golbet jogos uma entrevista. "A resposta comum é 'por que isso não foi feito 👄 antes?'"
Não há garantia de que McFall chegará ao espaço. Em vez disso, a agência vem colocando-o metodicamente pelos requisitos 👄 de uma missão de seis meses para a Estação Espacial Internacional. "Temos que fornecer dados para demonstrar que é possível", 👄 disse. "Então, não é como se as pessoas dissessem, 'você não pode fazer isso, não é possível'. É mais 'não 👄 duvidamos que isso seja possível, é apenas que ninguém o fez'".
Como as operações espaciais foram projetadas para pessoas abilitadas, 👄 os testes têm como objetivo explorar questões como como McFall se moveria e se estabilizaria golbet jogos microgravidade e como as 👄 condições no espaço afetariam golbet jogos prótese.
Até agora, todos os sinais sugerem que o voo espacial é factível para McFall, 👄 despertando a esperança de que ele - ou alguém com uma deficiência semelhante - possa treinar para uma missão futura. 👄 "Espero que entre 2027 e o final desta década, veremos um astronauta europeu com uma deficiência física como parte da 👄 tripulação da Estação Espacial Internacional".
Enquanto as descobertas da agência são específicas para McFall, parte do objetivo do projeto é 👄 abrir caminho para que outras pessoas com deficiências - sejam semelhantes às de McFall ou não - possam potencialmente seguir 👄 seu caminho.
"Estamos desafiando o narrativa golbet jogos torno da deficiência física", disse McFall. "E fazer isso cria discussão e derruba 👄 o estigma".
Essa discussão inclui a questão de como referir-se exatamente a McFall. Desde que começou com a Agência Espacial 👄 Europeia, ele procurou gentilmente empurrar de volta o título amplamente usado de parastronauta. "Acho que é útil ter uma conversa 👄 sobre isso. O que isso significa?" McFall perguntou.
"Não sou um para-médico, sou um médico. Não sou um para-pai, sou 👄 um pai", descrevendo-o como um "declive escorregadio" adicionar para golbet jogos frente de tudo o que é feito por alguém com 👄 uma deficiência física. "E acho que se continuarmos a usá-lo, provavelmente continua a criar uma divisão, o que não é 👄 necessário".
É uma visão que sugere as implicações mais amplas de seus esforços de fronteira, que vêm quando muitas pessoas 👄 com deficiências golbet jogos todo o mundo continuam a enfrentar discriminação profunda.
Em desafiar a percepção das pessoas sobre o que 👄 um astronauta parece, McFall espera desgastar algumas delas.
"Fazendo isso, é uma oportunidade para criar mais oportunidades para pessoas com 👄 deficiências golbet jogos um número de diferentes campos profissionais", disse ele.
"Meu trabalho é me certificar de que as pessoas tenham 👄 uma definição bem redonda e informada de deficiência e o que significa ser deficiente", ele adicionou. "Não é a versão 👄 dos anos 50, dos anos 20, de ser deficiente, você sabe?"