Espanha introduz uma licença remunerada para afastamentos por dor menstrual, mas o uso é limitado
Foi saudada como um avanço histórico ♣ - um capaz de combater tabus de longa data melhores jogos online torno da dor menstrual no local de trabalho. No entanto, ♣ um ano após a Espanha se tornar o primeiro país da Europa a introduzir licença remunerada para afastamentos por dor ♣ menstrual, os dados sugerem que relativamente poucos funcionários a utilizaram.
Nos 11 meses desde que a lei entrou melhores jogos online vigor, a ♣ licença menstrual foi acionada 1.559 vezes, de acordo com dados do Ministério de Inclusão, Segurança Social e Migração da Espanha.
Período |
Número ♣ de afastamentos |
Duração média (dias) |
Média diária |
1 junho de 2024 a 24 de abril de 2024 |
1.559 |
3,03 |
4,75 |
A lei tem sido controversa. Alguns a ♣ veem como um passo à frente para as mulheres, enquanto outros dizem que ela é apresentada com falhas.
Limitações na legislação
A ♣ lei limita a licença menstrual às pessoas com condições previamente diagnosticadas, como endometriose. "A licença menstrual é um termo enganoso ♣ porque é realmente licença devido a dismenorréia secundária intensa que foi diagnosticada", observou Irene Aterido, da RedCaps, uma rede de ♣ profissionais de saúde espanhóis que se concentram melhores jogos online pesquisas de gênero e meio ambiente.
Aterido apontou que muitas pessoas com condições ♣ como endometriose usam contraceptivos para gerenciá-las, o que significa que elas nem sempre têm o período. "É quase como um ♣ tipo de humor negro. Provavelmente metade ou mais estão tomando drogas hormonais, então elas não têm o período", disse ela.
Experiências ♣ positivas
No entanto, outras têm experiências positivas com a licença menstrual. "O medo era de que houvesse discriminação contra as mulheres ♣ e haveria um afluxo de pedidos de afastamento porque as mulheres estariam fingindo estar doentes, mas após um ano isso ♣ não aconteceu", disse Mónica Ciria, assessora que trata de problemas no local de trabalho.
Para as mulheres com dores menstruais intensas ♣ ou problemas menstruais, a licença menstrual é uma solução melhor do que usar dias de doença remunerados, os três primeiros ♣ dos quais geralmente não são pagos sob a maioria dos contratos.
No entanto, Aterido observou que o processo de solicitação da ♣ licença pode ser oneroso e que muitas mulheres desconhecem a legislação e como solicitá-la.