Ucrânia BR armas dos EUA para atacar alvos dentro da Rússia, diz senador e oficial ocidental
De acordo com um senador 🧲 dos EUA e um oficial ocidental familiarizado com a situação, a Ucrânia tem usado armas fornecidas pelos EUA para atacar 🧲 alvos dentro da Rússia nos últimos dias.
Esse ataque ocorreu sob as recentes diretrizes do presidente Biden, que permitem que as 🧲 armas americanas sejam usadas para atacar dentro da Rússia por motivos limitados, como defender a segunda maior cidade da Ucrânia, 🧲 Kharkiv.
O oficial, que não estava autorizado a falar publicamente sobre o assunto, disse que os ataques visavam forças russas que 🧲 atacavam ou se preparavam para atacar. Ele afirmou que as armas americanas não podem ser usadas para ataques ofensivos dentro 🧲 da Rússia.
Oficiais ucranianos fizeram pressão para que o governo dos EUA permitisse que as forças ucranianas se defendessem contra ataques 🧲 vindos do território russo. Kharkiv fica a apenas 20 km da fronteira russa e tem sofrido ataques intensificados.
Leia também:
Atrasos na 🧲 entrega de ajuda militar dos EUA e a produção militar inadequada na Europa Ocidental atrasaram as entregas cruciales de armas 🧲 para o campo de batalha na Ucrânia.
John Kirby, porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, disse a jornalistas que não 🧲 podia confirmar se a Ucrânia havia usado armas dos EUA para atacar alvos na Rússia.
"Não estamos online kasino posição de saber 🧲 exatamente o que os ucranianos estão atacando online kasino um dia a dia", disse Kirby. "É algo que acontece a um 🧲 nível tático."
De acordo com um relatório de 3 de junho do Institute for the Study of War, as forças ucranianas 🧲 atacaram uma bateria de defesa aérea russa S-300/400 na região de Belgorod online kasino 1 ou 2 de junho, provavelmente com 🧲 um sistema de artilharia de foguetes de alta mobilidade (Himars). A bateria de defesa aérea russa estava localizada a cerca 🧲 de 60 km da linha de frente atual na região nordeste de Kharkiv e a mais de 80 km da 🧲 cidade de Kharkiv, que está dentro do alcance do Himars.
A confirmação dos ataques ocorre enquanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, 🧲 visita o Qatar, que juntamente com a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos tem sido um mediador chave online kasino 🧲 trocas de prisioneiros e outras negociações entre a Rússia e a Ucrânia desde o início da guerra.
O senador Mike Rounds 🧲 concordou com a decisão de Biden de permitir que as armas dos EUA sejam usadas para atacar a Rússia online kasino 🧲 circunstâncias limitadas.
"Não tenho problema com a Ucrânia usar o ATACMS e tudo o que temos para ser capaz de os 🧲 eliminar antes que causem mais danos na Ucrânia", disse Rounds.