O assassinato de um estudante japonês na China provocou uma onda da raiva e alma procurando sobre o aumento do 🍎 nacionalismo extremo no país, com alguns acusando ao governo a fanging sentimento anti-Japão.
A trágica perda de uma vida jovem mais 🍎 um vez lançou luz sobre a complexa relação entre as duas maiores economias da Ásia, que foi moldada por terra futebol 🍎 história terra futebol tempos-de guerra e dinâmica do poder resultante pela ascensão chinesa.
O menino de 10 anos, nascido terra futebol um pai 🍎 japonês e mãe chinesa foi esfaqueado fatalmente a caminho da escola por uma pessoa na cidade sulista do Shenzhen quarta-feira 🍎 passada. Foi o segundo ataque com faca contra crianças japonesas ou terceiro assalto aos estrangeiros no país nos últimos meses 🍎 ndia
As autoridades de Pequim se recusaram a revelar o motivo terra futebol cada caso, descrevendo-os como "incidentes isolados" que poderiam acontecer.
Mas 🍎 para alguns moradores de Shenzhen e comentaristas online, o assassinato terra futebol uma das cidades mais cosmopolita da China levou a 🍎 reflexão urgente sobre os papéis dos nacionalista propaganda nacionalista.
"Como chinês, sinto-me de coração partido e envergonhado", disse um morador terra futebol 🍎 Shenzhen que colocou uma rosa branca fora da escola japonesa após a morte do menino na quinta.
"Esse tipo de violência 🍎 é o resultado da educação a longo prazo do ódio... Não há nada bom terra futebol incutir um pouco mais cedo", 🍎 disse ele, que pediu anonimato por medo das represálias.
Os comentários do residente ecoam uma onda de comentário e postagens online 🍎 pedindo um ajuste no sentimento anti-Japão, muitos dos quais foram censurados pelas plataformas chinesas.
"A'retórica anti-Japão' baseada terra futebol narrativas nacionalista aumentou 🍎 para dominar a internet", disse um blogueiro chinês num artigo viral agora removido na plataforma social WeChat.
O assassinato abalou a 🍎 comunidade japonesa na China, com algumas das maiores empresas do Japão oferecendo repatriar membros da equipe e suas famílias.O desenvolvimento 🍎 corre o risco de minar os recentes esforços para cortejar as companhias Japonesas terra futebol expandir investimentos no país asiático devido 🍎 ao êxodo recorde dos capitais estrangeiros provenientes dessa economia que está se tornando cada vez mais instável nos últimos anos
O 🍎 Japão tem sido alvo da ira nacionalista chinesa, enraizada terra futebol terra futebol invasão brutal e ocupação na Segunda Guerra Mundial. Gerações 🍎 de chineses cresceram aprendendo sobre as atrocidades cometidas por soldados japoneses nos livros didáticos escolares ou pela televisão estatal ndia
Esse 🍎 sentimento de ressentimento é ainda mais alimentado por disputas territoriais no Mar da China Oriental e tensões geopolíticas, como Pequim 🍎 vê o que ele considera ser a aliança do Japão com os Estados Unidos pretendendo conter terra futebol ascensão.
A China aumentou 🍎 a educação patriótica sob o líder Xi Jinping, que frequentemente evoca "século de humilhação" do país por potências imperiais para 🍎 reunir apoio público atrás da terra futebol agenda nacionalista e afirmar poder chinês no cenário mundial.
O esfaqueamento fatal do menino japonês 🍎 coincidiu com o aniversário da invasão japonesa ao nordeste chinês, um dia emocionalmente carregado comemorado por sirenes e momentos de 🍎 silêncio terra futebol todo país.
O momento sensível alimentou ainda mais a especulação de que o ataque foi motivado pelo ódio.
Uma rara 🍎 declaração emitida na semana passada por dezenas de chineses que vivem no Japão condenou o ataque e pediu reflexões sobre 🍎 as "causas subjacentes".
"O extremo nacionalista odeia a educação contra o Japão, que tem sido predominante na China há muito tempo. 🍎 Ele obscureceu compreensão de alguns chineses do país e até mesmo indultou ignorância ou mal", disse um comunicado da empresa 🍎 chinesa terra futebol seu site oficial ndia
Assinada por intelectuais, profissionais e estudantes com seus nomes reais a declaração levantou uma 🍎 crítica aguda às políticas de Pequim.
Pequim negou as acusações.
"Não há educação chamada de ódio ao Japão na China", disse o 🍎 porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian.
"Nós defendemos aprender com a história, não para perpetuar o ódio mas sim 🍎 evitar que as tragédias da guerra voltem ao normal."
O Partido Comunista Chinês há muito tempo cultiva o nacionalismo para reforçar 🍎 a legitimidade.
Sob Xi, as mídias sociais fortemente censuradas da China viram uma onda de retórica ultranacionalista e anti-Japão. Em alguns 🍎 casos a raiva parece ter sido estimulada pelo governo chinês para exercer pressão sobre Tóquio como o escândalo coordenado 🍎 no ano passado por causa do lançamento japonês das águas residuais tratadas na usina nuclear Fukushima
Em outros casos, o nacionalismo 🍎 é usado como clickbait por influenciadores online que frequentemente vendem retórica jingoística e teorias conspiratórias para competir pelo tráfego. Um 🍎 homem chinês recentemente se tornou viral depois de postar um
dele mesmo adulterando Yasukuni Santuário terra futebol Tóquio (Japão), símbolo 🍎 controverso do legado militar japonês honra os mortos da guerra no país incluindo alguns condenados pelos crimes na Guerra Civil 🍎 Japonesa).
Parte desse ódio online se voltou para escolas japonesas nas maiores cidades da China com uma grande presença de empresas 🍎 e trabalhadores japoneses. Desde o ano passado, centenas dos
s que alardeiam hostilidade ou suspeita dessas instalações surgiram terra futebol sites 🍎 chineses streaming Muitos pediram as faculdades serem fechadas -e alguns até mesmo os acusaram secretamente treinamento espiões Japoneses!
"(Conspirações 🍎 contra) as escolas japonesas se tornaram um código de fraude para conteúdo viral", escreveu uma blogueira no WeChat na semana 🍎 passada, depois da análise dos cerca 300 clipees terra futebol Kuaishou plataforma
que ele disse ter atraído mais do 2 🍎 milhões votos.
Após o artigo, Kuaishou suspendeu mais de 90 contas que geraram hostilidade entre a China eo Japão.
Alguns expressaram preocupações 🍎 sobre o efeito da crescente xenofobia online terra futebol crianças chinesas.
Zhang, assistente de ensino terra futebol uma escola particular na cidade chinesa 🍎 da China e estudante do governo chinês que estudava japonês no exterior disse ter notado crianças a partir dos 6 🍎 anos retratando japoneses como vilões.
"Meninos na primeira série chamariam o povo japonês (slur) quando eles vêem bandeira japonesa terra futebol seus 🍎 livros de s... Eles também desenham cenas da batalha, nas quais os inimigos são sempre japoneses ou americanos", disse ela 🍎 à terra futebol . “Nós nunca lhes ensinamos nada disso no colégio”, Zhang afirmou?Ela suspeita que as crianças tenham captado 🍎 a sensação anti-Japão dos dramaturgos televisivo e
s curtos online das famílias deles."
Na segunda-feira, a ministra das Relações Exteriores do 🍎 Japão Yoko Kamikaze pediu que Pequim reprimisse postagens online antijaponeses e garantia segurança dos cidadãos japoneses terra futebol uma reunião com 🍎 o principal diplomata da China Wang Yi.
"As postagens de mídia social sem rodeios, maliciosas e anti-japonesa nas redes sociais ou 🍎 outras pessoas que visam escolas japonesaS afetam diretamente a segurança das crianças", disse Kamikaze ao jornal chinês Wang.
Wang, de acordo 🍎 com o Ministério das Relações Exteriores chinês China e Japão "permanecem calmos" para evitar a política.
Uma mãe japonesa de 🍎 dois filhos, na cidade chinesa do sul da China disse que a empresa automotiva deu às famílias uma opção para 🍎 voltarem ao lar.
A mãe, que pediu para não ser identificada devido à sensibilidade do assunto perante a questão terra futebol causa 🍎 na China e disse ainda: "A retórica nacionalista extrema online" (em inglês) “não representa as opiniões dos chineses” com quem 🍎 ela se encontrou durante os dois anos vivendo no país asiático".
"Conheço tantas pessoas que não são contra o Japão, e 🍎 amam esse país", disse ela à terra futebol .
"Estou quase rasgado no meio. Estou tão triste com a tragédia, mas 🍎 ao mesmo tempo também estou muito infeliz que tantos japoneses estejam odiando China sobre este incidente único."
"Uma pessoa louca pode 🍎 fazer coisas malucas, não significa que todos no país são louco. Eu só recebi amor e bondade do povo chinês 🍎 com quem conheci terra futebol Guangzhou."
Ela disse que alguns de seus amigos chineses, residentes nas proximidades da cidade chinesa foi para 🍎 colocar flores na escola japonesa.
Na noite de sexta-feira, a escola recebeu mais do que 1.000 buquês segundo o consulado 🍎 japonês terra futebol Guangzhou - inclusive dos moradores das cidades distantes.
"Criança, desculpe-me. Por favor descanse terra futebol paz", disse uma nota assinada 🍎 por um dos pais da cidade."